Atualmente, a produção de energia elétrica por meio das usinas representa aproximadamente 90% da produção no Brasil. Mas, ainda há muito para ser explorado.
De acordo com especialistas do setor, o país tem capacidade para 120 empreendimentos de energia hidrelétrica de médio porte. Apesar de outras fontes de energia renováveis estarem em crescimento no país, a produção hidrelétrica deve continuar representando a maior parcela da energia gerada no Brasil, ao menos pelos próximos anos.
Capacidade de produção brasileira
A capacidade desses empreendimentos que ainda poderiam ser instalados no país seria entre 200 e 1000 megawatts, considerados de médio porte.
O Brasil tem um grande potencial energético no setor hidrelétrico e, segundo o governo, é o 5º maior do mundo e apresenta um papel importante na integração e desenvolvimento do país.
Como o país tem 12% da água doce superficial do mundo, a instalação de mais 120 hidrelétricas soma-se ao fato de termos as condições de exploração a nosso favor. Portanto, o país ainda tem muito para crescer na produção de energia.
Junto com as outras fontes renováveis, a energia proveniente das águas busca suprir nossas necessidades de consumo e gerar energia com impacto menor ao meio ambiente, quando comparada a produção de energia por fontes não renováveis, como petróleo, carvão e combustíveis nucleares.